IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

AB InBev vai criar fundo na África do Sul para garantir fusão com SAB

Reprodução/Bossfight
Imagem: Reprodução/Bossfight

15/04/2016 10h45

A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) anunciou nesta quinta-feira (14) que fechou acordo com o governo da África do Sul para criar um fundo de investimento no valor de 1 bilhão de rands (US$ 69 milhões) e realizar outras ações para garantir a aprovação da fusão com a SABMiller.

O fundo será usado para apoiar agricultores na produção local de matérias-primas. O objetivo é financiar 800 pequenos agricultores e 20 grandes agricultores na produção de cevada, lúpulo, milho e malte para a companhia. Parte do recurso também será usada em ações para reduzir o consumo nocivo de bebidas alcoólicas.

A companhia se comprometeu ainda a estimular a expansão da produção de cevada no país, de forma que a África do Sul deixe de ser importadora e se torne exportadora do produto agrícola.

Em comunicado, a AB InBev informou que não fará demissões de funcionários na África do Sul após a fusão. Ao contrário, a companhia se comprometeu a manter o mesmo número de funcionários na África do Sul por cinco anos após a fusão.

A fusão, avaliada em aproximadamente US$ 108 bilhões, está sendo avaliada pela Comissão de Concorrência da África do Sul. Recentemente, a agência relatou preocupações em relação à fusão, incluindo o risco de desemprego no país, onde a SABMiller está sediada.

A expectativa da companhia, ao fechar o acordo com os governos sul-africano, é que a Comissão de Concorrência agilize a avaliação do negócio com a SABMiller. O acordo será apresentado formalmente à Comissão de Concorrência para avaliação. A decisão do órgão vai culminar em uma recomendação da Comissão para o Tribunal de Concorrência da África do Sul.