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Confiança do consumidor registra menor nível desde setembro de 2005

26/04/2016 09h10

A confiança do consumidor caiu pelo segundo mês seguido em abril, influenciada pela crise política e econômica e pela insatisfação com a situação financeira da família, informa sondagem da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice que messe essa confiança recuou 2,7 pontos ante março, para 64,4 pontos, menor nível da série da pesquisa, iniciada em setembro de 2005. Na comparação com abril de 2015, houve queda de 10 pontos.

Em março, o indicador já tinha registrado queda de 1,4 ponto. Em janeiro e fevereiro, houve alta de 1,5 e 2,1 pontos, respectivamente.

"Os consumidores brasileiros registram em abril de 2016 o menor nível histórico de confiança sob influência da extrema insatisfação com o momento presente e do pessimismo em relação à situação financeira das famílias. O resultado decorre de um cenário econômico e político que parece difícil de ser resolvido rapidamente", afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor.

Houve piora nas avaliações dos consumidores sobre a situação atual e das expectativas em relação aos meses seguintes.

O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 1,6 ponto, ficando em 64,7 pontos, novo mínimo histórico. Com relação às perspectivas futuras, houve um aumento do pessimismo em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativas (IE) recuou 3,2 pontos, para 65,8 pontos.

O indicador que mede a satisfação dos consumidores com a situação financeira da família no momento caiu 4,1 pontos, indo de 61 pontos para 56,9 pontos. Já o indicador que mede o grau de otimismo com relação aos próximos seis meses foi o que mais contribuiu negativamente em abril, com queda de 8,9 pontos. Ambos indicadores verificaram o menor nível da série iniciada em setembro de 2005.

Por outro lado, as respostas relacionadas à economia em geral foram positivas, com a confiança na economia no presente registrando alta de 0,9 ponto e, no futuro, alta de 4,7 pontos.

Na análise por classes de renda, houve perda de confiança em todos os níveis em abril. A piora expressiva ocorreu entre os consumidores com renda superior a R$ 9,6 mil, cuja confiança cedeu 4,7 pontos. Na faixa menor de renda, até R$ 2,1 mil mensais, a confiança diminuiu 3,4 pontos.

A edição de abril da sondagem colheu informações de 2.049 domicílios entre os dias 4 e 21 de abril.