IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa opera em alta; cena política e dados dos EUA ficam no foco

06/05/2016 11h16

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta depois de uma hora da abertura dos negócios. Às 11h10, o Ibovespa subia 0,74%, aos 52.054 pontos.

Os investidores avaliam o relatório de emprego dos Estados Unidos, com geração de vagas abaixo do esperado. Os EUA criaram 160 mil empregos em abril, ante expectativa de gerar 205 mil postos de trabalho.

As commodities estão mais uma vez entre os destaques negativos, mas o petróleo diminui a queda, o que já garante uma virada de Petrobras. A ação PN ganhava 1,63% e a ON tinha elevação de 1,66%. Na outra ponta, Estácio perdia 0,54%. A empresa divulgou balanço trimestral, com queda de 1,6% no lucro líquido, para R$ 128,5 milhões.

No Brasil, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou novamente o "rating" soberano do país ontem à noite, de "BB+" para "BB", com perspectiva negativa. Com a decisão, a agência se iguala a Moody's e S&P em termos de nível de classificação de risco, ficando dois degraus abaixo do grau de investimento.

No front político, seguem as incertezas. O mercado fica de olho nos problemas que o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados pode trazer para a formação da equipe de um eventual governo Michel Temer. Investidores também se preocupam com as chances de o processo de impeachment poder se estender, uma vez que o governo já avisou que pedirá a anulação do processo no Supremo Tribunal Federal (STF).