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Em um ano, Grupo Pão de Açúcar cortou quase 20 mil vagas de trabalho

Vanderlei Almeida
Imagem: Vanderlei Almeida

11/05/2016 12h56

O comando do Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou nesta quarta-feira (11), em teleconferência com analistas, que, nas redes Extra e Pão de Açúcar, o quadro de funcionários total passou de 75 mil pessoas em janeiro para 71,5 mil pessoas no fim de março, diminuição de 3.500 vagas em dois meses.

No quadro geral do grupo, o volume de empregados, entre março de 2015 e março de 2016, passou de 158 mil pessoas para 139 mil, queda de 19 mil postos. Esse número equivale a 12% da base total.

A companhia foi questionada por analista sobre o efeito dessa redução no braço alimentar sobre o nível de serviço das lojas, e Luis Moreno, diretor vice-presidente de negócios do Multivarejo (Extra e Pão de Açúcar), disse que as reduções na área alimentar se concentraram na rede Extra.

Desta forma, protegeram mais a operação da rede de supermercados Pão de Açúcar, considerada uma operação mais "premium" pelo mercado.

Descontos

A companhia foi questionada diversas vezes pelos analistas hoje sobre nova ação promocional na rede Extra, que dá descontos gradativos de acordo com número de itens comprados. Na compra da primeira unidade, o cliente recebe desconto de 20%, na segunda unidade, 25% e na terceira, de 33%.

Os descontos são válidos para mil itens e a cada 15 dias esses mil itens mudam. Isso ajudou a reduzir margem bruta do braço alimentar no primeiro trimestre.

Uma das dúvidas era sobre efeito dessa ação na estratégia histórica da empresa focada no chamado "high and low" (altos e baixos de preços), em que uma promoção de um produto é compensada pelo aumento de outro item na loja.

Atualmente, é o Walmart que opera um modelo de descontos mais estáveis por maior prazo de tempo, o que reduz despesas.

"Essa ação promocional tira a instabilidade do 'high low' melhora a previsibilidade e alivia capacidade de trabalho nos centros de distribuição, no transporte, recepção da loja e vai naturalmente levar a queda de ruptura nas lojas", disse Marcos Samaha, diretor operacional da Multivarejo, e ex-presidente do Walmart Brasil. Ele foi responsável pela implementação do formato de preços baixos por maior tempo no Walmart no país.

Extra

O GPA decidiu não publicar, no primeiro trimestre, os dados de vendas da rede de hipermercados Extra e da rede de supermercados Extra, separadamente.

Isso era feito há vários trimestres, dentro de um modelo antigo de publicação de dados por bandeiras. No primeiro trimestre, publicaram supermercados e hipermercados Extra de forma conjunta.

Essa mudança acontece num momento em que os hipermercados Extra enfrentam dificuldades de recuperar resultados –é a operação mais problemática da empresa em varejo alimentar. Um analista ressaltou a questão na teleconferência desta manhã. A empresa não comentou.

Na área de lojas de vizinhança (minimercado), empresa disse que prevê de 50 a cem aberturas em 2016. No ano passado, foram 73 aberturas.

Comércio eletrônico

Ainda na manhã de hoje, a direção da Cnova, braço de comércio eletrônico do Casino, controlador do GPA, disse que dobrou fatia de mercado de seu shopping virtual no primeiro trimestre ante igual intervalo de 2015, de 7% para 15%.

O GPA disse esperar maior eficiência com integração de Cnova e Via Varejo entre o trimestre e quarto trimestres de 2016.