IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Renan diz que defendeu volta da pasta da Cultura em encontro com Temer

18/05/2016 17h50

Presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse ter defendido ontem, em conversa privada com o presidente interino, Michel Temer, a recriação do Ministério da Cultura. Para Renan, a transformação da pasta em uma secretaria é um "retrocesso".

Caso Temer reconsidere, a volta do Ministério da Cultura poderia ser feita a partir de uma mudança na Medida Provisória que trata da reforma administrativa. O próprio Renan se encarregaria de garantir a alteração. "Essa mudança pode ser feita na tramitação da MP. Eu disse que me comprometo com a condução do processo. Quando a gente erra, precisa errar rapidamente e consertar", explicou.

A possibilidade de retirar a Cultura do Ministério da Educação e vinculá-lo à Casa Civil, tornando-o mais próximo da Presidência da República, é para Renan insuficiente. "O emblemático é o que significa ter o Ministério da Cultura. É um ministério fundamental, estratégico. Quem sabe, deveria colocar uma mulher com um perfil adequado para exercer esse ministério e não significar um retrocesso?"