IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do comércio registra melhor nível desde junho de 2015

25/05/2016 08h40

A confiança do comércio melhorou em maio e atingiu o melhor nível desde junho de 2015, com os empresários do setor avaliando de forma mais positiva tanto a situação no presente quanto as perspectivas para os próximos meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo sondagem mensal feita pela instituição, o Índice de Confiança do Comércio subiu 4,3 pontos em maio, para 70,9 pontos. Com o resultado, o indicador de médias móveis trimestrais avançou 0,7 ponto, depois de recuar em abril e em março.

"A alta mais expressiva da confiança capta a redução do pessimismo no setor, mas ainda deve ser interpretada com alguma cautela. Primeiro, porque o nível da confiança ainda está muito baixo. Segundo, porque a alta do índice em 2016 tem ocorrido em função de uma leitura gradualmente mais favorável em relação às chances de melhora do ambiente econômico nos meses seguintes do que devido a uma efetiva melhora das vendas ou da lucratividade no presente", afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV-Ibre.

Em maio, houve evolução favorável da confiança em 12 dos 13 segmentos pesquisados no âmbito do varejo ampliado (que inclui veículos e materiais de construção). Entre os demais segmentos, a única queda foi registrada no segmento de revendedores de veículos. No varejo restrito, houve alta em todos os nove subsetores.

O Índice da Situação Atual (ISA), que retrata a percepção dos empresários em relação ao momento atual, avançou 2,7 pontos, alcançando 62,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 5,5 pontos em maio, chegando a 80,3 pontos, o maior valor desde maio de 2015.

A edição de maio da sondagem do comércio colheu informações de 1.223 empresas entre os dias 2 e 20 deste mês.