IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Rio 2016 suporta crescimento da Maratona na cidade

26/05/2016 19h05

A realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro este ano alimentou a demanda por inscrições na Maratona Caixa do Rio, maior evento esportivo de rua na cidade que acontece neste fim de semana na capital carioca, e na feira dessa propriedade com os produtos e as marcas relacionados ao esporte.

O número de inscritos este ano na maratona foi 11,5% maior que o de 2015, somando 29 mil pessoas, com o público feminino pela primeira vez dominando o pelotão de atletas amadores. Já na feira Expo Rio Run 2016, que acontece entre 26 e 28 de maio, a receita gerada vai crescer 14%, estimam as empresas organizadoras da maratona, a Dream Factory e a Spiridon.

"A conjuntura é adversa e afeta a demanda dos participantes na maratona e na feira", admite João Traven, Sócio-Diretor da Spiridon, uma das empresas organizadoras da Maratona do Rio. "Mas nossas vendas feitas apontam para um público na casa de 40 mil pessoas na feira. Um dos grandes ganhos para 2016 é o fato de os expositores estarem renovando e aumentando os espaços", disse.

Principal patrocinadora do evento, a Caixa afirma que neste momento em que o Rio é o centro das atenções no cenário esportivo mundial, a prova certamente ganhará maior visibilidade.

O patrocínio da Caixa à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) começou em 2001. "Os principais objetivos deste patrocínio são oferecer possibilidades de crescimento ao esporte, contribuindo para o destaque do Brasil no cenário mundial, e proporcionar oportunidades para que a Caixa gere negócios, relacionamento com clientes, e valorize sua marca junto ao público em geral", disse a gerente executiva de marketing esportivo da Caixa, Simone Castelo Branco.

Estudo da consultoria espanhola Relevance estima que 5% dos brasileiros com mais de 16 anos de idade praticam corrida, cerca de seis milhões de pessoas, ou 50% mais que em 2010.

Os corredores amadores integram uma fatia de 54,10% de brasileiros que praticam algum tipo de atividade, segundo estudo Diagnóstico Nacional do Esporte, do ministério dos Esportes, que estima em 45,9% o percentual de brasileiros sedentários. Nos Estados Unidos, onde 60% da população praticam esportes, 45 milhões de pessoas correm mais de 50 quilômetros por semana.

"É através da nossa plataforma de running que há seis anos nos comunicamos e nos relacionamos com corredores de todo o país, e a Maratona do Rio é um dos nossos principais pilares dentro dessa categoria", disse o presidente da Vulcabras Azaleia, Pedro Bartelle. "Além de ser uma das principais provas do calendário mundial, vemos na Maratona do Rio uma grande sinergia com a nossa marca", afirmou.

A primeira edição da Maratona do Rio, em 2003, contou com aproximadamente 3 mil participantes. Ou seja, o evento teve um crescimento de quase dez vezes no número de participantes.

O evento é dividido em três provas: Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro (42km), com 8,5 mil inscritos; Meia Maratona Net da Cidade do Rio de Janeiro (21 km), com 13,5 mil inscritos; Olympikus Family Run (6 Km), com 7 mil inscritos;

Segundo dados de pesquisa comandada pela consultoria Relevance, feita com participantes da última edição da Maratona do Rio de Janeiro, 44% das pessoas que participam de provas de corrida o fazem por desafio, superação e para terem orgulho de si.

A edição deste ano aponta crescimento na participação do público feminino. No somatório das três provas, as mulheres já são maioria, com 53% na Meia Maratona e 70% dos participantes na Olympikus Family Run.