IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BNDES pode ajudar estados com privatizações, diz Maria Silvia

09/06/2016 23h06

Os estados em dificuldades financeiras podem ter ajuda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma das opções seria o banco de fomento colaborar na privatização de empresas de saneamento, como a Cedae, do Rio de Janeiro. A afirmação é da nova presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, em entrevista à jornalista Miriam Leitão, na Globo News.

"Tem o refinanciamento da dívida dos estados e o BNDES pode ser um apoio muito importante, eu até falei no meu discurso, sobre o saneamento no estado do Rio. Mas já tem outros governadores me procurando dizendo ?eu também quero fazer, eu também estou interessado'. E isso pode ser uma ferramenta importante para os estados", disse Maria Silvia.

A presidente do BNDES será responsável pela promoção de privatizações e o incremento da retomada econômica do país, principalmente estimulando as parcerias público-privadas (PPPs). Maria Silvia já esteve à frente do Instituto Brasileiro de Siderurgia e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), também foi presidente do Icatu Hartford, grupo de seguros, e é ex-secretária de Fazenda do Rio de Janeiro. Ela é a primeira mulher a assumir a presidência do BNDES.

A respeito de sua atuação durante a interinidade de Michel Temer na presidência da República, Maria Silvia afirmou que, "apesar de o presidente Temer ser interino por enquanto, a equipe vai trabalhar como se ele fosse ficar 20 anos à frente do BNDES". Ela lembrou que foi diretora do banco na época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello e lá trabalharam até o último minuto.

Compliance

Maria Silvia afirmou que fortalecerá a área de controladoria do banco. "Não havia uma área estruturada de compliance no BNDES. O diretor Ricardo Baldin, que foi da PricewaterhouseCoopers e do banco Itaú, vai ficar com toda a controladoria do banco, que precisa ser forte", disse Maria Silvia.

A presidente do BNDES adiantou ainda as atribuições da diretoria. O professor da PUC-Rio Vinicius Carrasco ficará com a área de Planejamento; a atual superintendente da Área de Crédito, Cláudia Pimentel Trindade Prates, passará a responder pela área industrial; e Ricardo Luiz de Souza Ramos, dos quadros do BNDES desde 1993, cuidará das operações automáticas.