IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com avanço em todos os segmentos, confiança do comércio sobe em agosto

25/08/2016 08h41

A confiança dos empresários do setor comercial aumentou de forma significativa em agosto, puxada tanto pela melhora na avaliação das condições atuais quanto nas expectativas, informa a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio avançou 7,2 pontos, ao passar de 74,9 em julho para 82,1 pontos este mês. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice também avançou 3,7 pontos.

Entre os indicadores que integram o indicador de confiança, o Índice da Situação Atual subiu 5,9 pontos e o Índice de Expectativas aumentou 8,2 pontos.

"O resultado de agosto consolida a tendência de alta da confiança do comércio em 2016, com alguma melhora na percepção sobre o ambiente atual dos negócios. Ainda assim, a distância recorde de 21 pontos entre os índices que medem expectativas e percepção sobre o momento presente (IE e ISA) ilustra o fato de que, em agosto, o setor apresenta um grau de otimismo em relação ao futuro que se aproxima da neutralidade mas continua enfrentando grandes dificuldades no dia a dia", afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente de Produção de Bens Públicos da FGV/IBRE.

A alta da confiança foi disseminada entre os setores, tendo atingido 12 dos 13 segmentos principais pesquisados. O ISA avançou em 8 dos 13 segmentos. No IE, a confiança avançou nos 13 segmentos.

Com a alta de 5,9 pontos em agosto, o ISA chegou a 72,0 pontos, nível ainda muito mais próximo do mínimo histórico, de 59,8 pontos, que da mediana, de 102,8 pontos. Entre os dois indicadores que o compõem, a maior contribuição no mês veio do quesito que mede o grau de satisfação com a Situação Atual dos Negócios, que subiu 7,0 pontos em relação ao mês anterior, chegando a 74,1 pontos. Apesar da melhora em agosto, a alta do ISA ocorreu pelo retorno à uma situação considerada "normal" por empresas que antes indicavam insatisfação com a situação presente. A proporção de empresas realmente satisfeitas com a situação dos negócios ou com o nível de demanda continua oscilando próximo aos níveis mínimos históricos, segundo a FGV.

O IE-COM subiu 8,2 pontos em agosto, atingindo 93,0 pontos, o maior desde agosto de 2014 (95,0). Houve alta dos indicadores que medem o grau de otimismo tanto com as vendas nos 3 meses seguintes quanto com a evolução da situação dos negócios nos 6 meses seguintes. Ambos avançaram 8,1 pontos no mês. Com a alta em agosto, o IE começa a se aproximar da média histórica (101,9).

A edição de agosto da sondagem do comércio coletou informações de 1.208 empresas entre os dias 01 e 23 deste mês.