IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P rebaixa rating do Estado do Rio para ?default seletivo'

19/09/2016 21h30

A agência de classificação de risco de crédito Standard & Poor's (S&P) rebaixou nesta segunda-feira o rating do Estado do Rio de Janeiro para "default seletivo", indicando que o ente federativo brasileiro deixou de pagar parte do serviço de sua dívida.

Em 9 de setembro passado, o Estado deixou de pagar US$ 46 milhões do serviço da dívida com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Como não há um período de carência especificado em contrato, a agência deu cinco dias úteis para que o pagamento fosse efetuado antes de tomar uma ação de rating.

Esse prazo expirou nesta segunda-feira e, então, a S&P decidiu pelo rebaixamento do Estado do Rio a "default seletivo", quando o devedor deixa de pagar uma parte do serviço de sua dívida. O corte ocorreu na nota em escala global, que antes estava em ?CCC-?, e em escala nacional, anteriormente em 'brCCC-'.

A agência observou que a nota poderá ser elevada futuramente caso o pagamento do atrasado seja quitado, ou se o fiador (União) honrar o pagamento, dependendo ainda do pagamento das próximas parcelas do débito e de uma avaliação de crédito feita pela S&P.