Vendas on-line de passagens de ônibus devem saltar 53% neste ano
As venda on-line de passagens de ônibus no Brasil devem somar R$ 702 milhões neste ano, atingindo um total de 7,4 milhões de bilhetes comercializados, ou 5% desse mercado, aponta o estudo inédito E-Rodoviário, realizado pela ClickBus, a maior plataforma de venda de tíquetes rodoviários via internet no país.
O estudo mostra que a taxa de crescimento das vendas de passagens rodoviárias por meio da internet está crescendo 53% ao ano desde 2010, e deve manter este patamar em 2016, ante uma taxa de estabilidade para a demanda em todo o transporte de passageiros por ônibus.
Parte dessa expansão se deve à maior adesão das empresas de ônibus ao e-commerce. Em 2010, havia oferta de 2 mil rotas, que subiu para 97 mil trajetos em 2016.
Comportamento de compra
O levantamento também traçou as preferências e o comportamento de compra de passageiros rodoviários que adquirem as passagens na plataforma on-line. Mais de 80% dos consumidores estão no Sudeste e no Sul do Brasil.
Uma fatia de 10% dos passageiros escolhe destinos litorâneos quando viajam de ônibus e 47% das viagens nacionais são para rotas inferiores a 500 quilômetros.
A compra de passagens de ônibus pela internet é feita em 77% das vezes por meio de desktop, mas os dispositivos móveis representam 50% dos acessos aos sites de empresas de ônibus e de plataformas de vendas de passagens rodoviárias.
A ClickBus, plataforma que começou a operar em agosto de 2013, atua no Brasil, México, Colômbia, e Turquia. Até o fim deste ano, a companhia projeta intermediar a venda de 5 milhões de passagens nesses mercados.
O estudo mostra que a taxa de crescimento das vendas de passagens rodoviárias por meio da internet está crescendo 53% ao ano desde 2010, e deve manter este patamar em 2016, ante uma taxa de estabilidade para a demanda em todo o transporte de passageiros por ônibus.
Parte dessa expansão se deve à maior adesão das empresas de ônibus ao e-commerce. Em 2010, havia oferta de 2 mil rotas, que subiu para 97 mil trajetos em 2016.
Comportamento de compra
O levantamento também traçou as preferências e o comportamento de compra de passageiros rodoviários que adquirem as passagens na plataforma on-line. Mais de 80% dos consumidores estão no Sudeste e no Sul do Brasil.
Uma fatia de 10% dos passageiros escolhe destinos litorâneos quando viajam de ônibus e 47% das viagens nacionais são para rotas inferiores a 500 quilômetros.
A compra de passagens de ônibus pela internet é feita em 77% das vezes por meio de desktop, mas os dispositivos móveis representam 50% dos acessos aos sites de empresas de ônibus e de plataformas de vendas de passagens rodoviárias.
A ClickBus, plataforma que começou a operar em agosto de 2013, atua no Brasil, México, Colômbia, e Turquia. Até o fim deste ano, a companhia projeta intermediar a venda de 5 milhões de passagens nesses mercados.
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