IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Avianca inicia era de aviões com Internet a bordo no Brasil

22/09/2016 08h15

A Avianca, quarta maior empresa aérea do país, investiu desde 2014 um total US$ 25 milhões para se tornar a primeira no país a oferecer Internet a bordo para os passageiros, um projeto que vai permitir que toda a frota de 41 aviões da companhia esteja conectadas à rede mundial de computadores em 2017. O primeiro voo ocorreu ontem, na rota Rio-Salvador.

O presidente do conselho da Avianca, José Efromovich, também sócio, disse ontem que esse é o orçamento do investimento até dezembro de 2017, quando toda a frota estará equipada com o sistema. "O projeto continua com constantes aperfeiçoamentos e tem ainda o custo de manutenção e dos serviços, o aluguel dos satélites por exemplo", afirmou.

A empresa obteve em junho aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para instalação dos equipamentos necessários e, em 19 de setembro, a autorização final para utilizar a conexão via satélite. "Não faz sentido nos dias de hoje as pessoas ficarem duas, três horas sem acesso à internet", comentou. Até o fim do mês haverá mais cinco aeronaves com o serviço.

Para cobrir os investimentos, a Avianca conta com incremento de receitas. O serviço de internet deve ser cobrado a partir do terceiro mês de oferta. "Vamos fazer pesquisas antes para definir como serão o modelo e os pacotes", disse o executivo, sugerindo que devem ser mantidos pacotes básicos.

Outra expectativa da Avianca é ganhar participação de mercado no segmento de viagens de negócios, no qual há maior necessidade de acessar e-mails e mensagens durante os voos.

A tecnologia de acesso à internet nos aviões da Avianca é da Global Eagle Entertainment (GEE). "Nosso objetivo é que o passageiro tenha no voo a mesma capacidade de se conectar que em solo com sua família, com o trabalho", disse o presidente da GEE, Abel Avellan.

A GEE, que se fundiu em junho com a EMC, detém 80% do mercado em que atua e permite acesso à Internet para 70 milhões de passageiros por mês em aviões. A empresa, porém, também vende a plataforma para demandas de Wi-fi em navios, trens e metrôs, por meio de uma rede de 49 satélites e 31 teleportos em Terra.

A Avianca deixou para trás as concorrentes nessa corrida de entregar Internet a bordo dos passageiros. No caso da Gol, a primeira aeronave empresa com a antena que permite o acesso à internet já está no Brasil. O sistema já está homologado pelo FAA (Federal Aviation Administration - entidade governamental dos Estados Unidos), mas ainda aguarda o processo de certificação da Anac.

Latam e Azul também têm programas de oferecer Internet a bordo, mas ainda não definiram publicamente cronograma ou detalhes técnicos dos sistemas que vão usar.