IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Intenção de consumo das famílias sobe pelo 3º mês, nota FecomercioSP

26/09/2016 17h10

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou em setembro o terceiro mês consecutivo de alta e chegou aos 69,9 pontos, com elevação de 5,4% em relação ao mês anterior, conforme pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgada nesta segunda-feira.

O resultado proporcionou a primeira alta anual (em relação mesmo mês do ano anterior) do indicador em 44 meses. O índice subiu 0,2% na comparação com setembro do ano passado.

Apesar do desempenho, o indicador permanece abaixo dos 100 pontos (metade da escala, de 0 a 200), o que significa que a população ainda está insatisfeita com o nível de consumo.

Itens

No levantamento deste mês, todos os sete itens que compõem o indicador registraram crescimento em relação a agosto. O destaque fica por conta do item perspectiva de consumo, que subiu 11,7% de 53,4 pontos para 59,6 pontos. Foi também o item com a maior variação em comparação com setembro de 2015: 19,7%.

O item perspectiva profissional registrou alta de 3,8% na comparação mensal e de 14,2% em comparação com setembro do ano passado, alcançando os 106,9 pontos em setembro. Esse é o único componente do indicador que se encontra na faixa de satisfação - acima dos 100 pontos. O tópico mostra que os entrevistados esperam uma melhora no quadro de emprego para os próximos seis meses.

Perspectivas de consumo e profissional foram os únicos itens a registar elevação na comparação anual, aponta o departamento econômico da FecomercioSP.

O item emprego atual subiu 0,8% com relação a agosto e ficou nos 93,5 pontos. Já o item nível de consumo atual registrou crescimento de 7,7% e está com 39,1 pontos, mas ficou 15,8% abaixo do resultado obtido em setembro de 2015.

O tópico momento para duráveis teve alta de 11,5% e atingiu os 44,6 pontos em setembro, com queda de 1,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a FecomercioSP, apesar de se encontrar na faixa de insatisfação, foi a terceira alta seguida desse item, mostrando que aos poucos os consumidores começam a reconsiderar a possibilidade de adquirir bens duráveis como TV, geladeira e fogão, entre outros. Esse tópico está diretamente ligado às perspectivas do futuro próximo para emprego e renda.

Acesso a crédito também melhorou, subindo aos 67,4 pontos, 4,5% acima do registrado em agosto. Já o item renda atual chegou aos 78,2 pontos, com aumento de 5,2%.

Faixa de renda

A perspectiva para famílias com renda abaixo de dez salários mínimos cresceu 5,2%, com o indicador para essa faixa de renda passando de 66,1 para 69,4 pontos de agosto para setembro. Quem tem renda maior, acima de dez mínimos, ficou ainda mais otimista. O indicador para essa faixa de renda subiu 6,4% e chegou aos 71,3 pontos no mês.

Na comparação anual, a faixa inferior de renda registou queda de 1,2%, ao passo que a superior mostrou alta de 4,4%.

Para o departamento econômico da FecomercioSP, ainda é cedo pra que essa recuperação do indicador se traduza em aumento do consumo.