IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

TSE divulgará incidentes ocorridos no 1º turno das eleições a cada 2h

28/09/2016 21h10

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará boletins com as principais ocorrências do primeiro turno das eleições municipais, no domingo, a cada duas horas. O primeiro está previsto para ser divulgado às 8h.

De acordo com a assessoria de comunicação do TSE, os boletins trarão informações sobre o número de urnas substituídas e prisões de eleitores e candidatos pela prática de crime de boca de urna, por exemplo.

Na manhã do dia 2 de outubro, o presidente do Tribunal, ministro Gilmar Mendes, irá a São Paulo para acompanhar a realização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. O processo começa às 8h na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

Segundo o TSE, essa auditoria consiste em realizar uma votação paralelamente ao processo oficial a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. "Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado. O objetivo final é que seja comprovada a coincidência entre os resultados obtidos nos boletins de urna e os dos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação paralela e entre as cédulas da auditoria de funcionamento dos equipamentos e o registro digital dos votos apurados", diz nota da assessoria do tribunal.

Às 9h30, ainda em São Paulo, o ministro concederá entrevista coletiva à imprensa, na sede do TRE-SP. Já em Brasília outras duas coletivas do presidente do TSE estão previstas para ocorrer às 12h30 e às 20h, ambas no edifício-sede da Corte.