IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Expectativa do consumidor avança pelo quarto mês em outubro, diz CNI

28/10/2016 15h21

O Índice Nacional de Expectativas do Consumidor (Inec) aumentou 1,3% em outubro ante setembro e completou o quarto mês seguido de alta, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"A confiança do consumidor continua em trajetória de recomposição", destacou, em nota, a entidade patronal. Entretanto, o indicador continua 4,1% abaixo da sua média histórica.

O Inec é composto por seis subíndices, dos quais cinco cresceram em outubro. O único que retrocedeu foi o de expectativa com o desemprego, que recuou 0,5% ante setembro.

A maior alta foi verificada no indicador que mede a expectativa de renda pessoal, que avançou 5,2% neste mês ante o anterior. Em seguida, vem o de situação financeira, com alta de 1,2%, e o de inflação, com avanço de 0,8%.

Completam a pesquisa o índice que mede a expectativa de compras de bem de maior valor que também cresceu 0,8%, e o de endividamento, que avançou 0,6%.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Ibope. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 13 e 17 de outubro deste ano.