IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa encerra a semana com queda com tensão política

02/12/2016 19h11

O Ibovespa encerrou o dia em alta de 1,36% aos 60.316 pontos, em um pregão de bastante volatilidade. O indicador chegou a cair 2,37% e a subir 1,46% durante a sessão. De acordo com operadores, o cenário político ainda é o principal fator de preocupação, principalmente, a delação dos executivos da Odebrecht.

As delações podem atingir a base aliada do presidente Michel Temer e atrasar a aprovação de reformas estruturais, que são consideradas essenciais para a retomada do crescimento econômico. Na semana, o Ibovespa acumula queda de 2,02%.

A alta do Ibovespa foi um movimento de readequação de preços após a queda de 3,88%, ontem, segundo operadores. A alta do petróleo no mercado internacional também ajudou o índice a ficar no terreno positivo. Os contratos de petróleo tipo WTI com vencimento em janeiro fecharam em alta de 1,21% a US$ 51,68 o barril. Aqui, as ações da Petrobras subiram. Os papéis preferenciais tiveram alta de 2,53% e as ações ordinárias subiram 2,42%.

As ações do sistema financeiro e das empresas de siderurgia fecharam em alta, recuperando as perdas do dia anterior. Os papéis PNA da Vale subiram 4,97%, as ações ordinárias da empresa tiveram alta de 4,10%.

As ações do Banco do Brasil registraram alta de 2,07%, os papéis do Bradesco subiram 1,59%, as ações do Itaú Unibanco subiram 0,41% e as ações unit do Santander tiveram alta de 2,47%.

As ações que registraram as maiores altas no dia foram os papéis PNA da Braskem, com alta de 12,43%, seguidas pelas ações ordinárias da JBS, com ganho de 6,39% e os papéis ordinários da Cyrella, com valorização de 5,49%.

A Braskem informou em comunicado que está em negociações avançadas para celebrar um acordo de leniência no Brasil e nos Estados Unidos sobre fatos que envolvem a operação Lava-Jato, que investiga casos de corrupção da Petrobras.

Na ponta oposta, as maiores quedas do dia foram os papéis ligados à economia real. As ações ordinárias da Smiles caíram 4,09%, os papéis ordinários da EcoRodovias recuaram 3,16% e as ações ordinárias do Pão de Açúcar tiveram baixa de 2,67%. Na quarta-feira, o governo divulgou que a economia encolheu 0,8% no terceiro trimestre. Entre janeiro e setembro, o crescimento econômico recuou 4%.

O giro financeiro do Ibovespa ficou em R$ 7,5 bilhões.