IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Doria recua e diz que fará parte da Virada Cultural no centro

06/12/2016 21h51

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), recuou e disse nesta terça-feira (6) que fará a Virada Cultural também no centro da cidade. Segundo Doria, o evento cultural ficará concentrado no autódromo de Interlagos, que pretende privatizar, mas haverá atividades no Theatro Municipal e na Biblioteca Mario de Andrade, entre outros equipamentos públicos na região central.

Na segunda-feira (5), Doria havia declarado que tiraria a Virada Cultural do centro e que levaria os shows para o autódromo, mas foi alvo de duras críticas e a promessa transformou-se em uma polêmica.

"Vamos ter a Virada Cultural concentradamente (sic) em Interlagos, mas ela vai acontecer também nas unidades da Prefeitura de São Paulo, como Theatro Municipal, a Biblioteca Mario de Andrade e também teatros que vão ser convidados para participar da Virada Cultural. Portanto vai acontecer no centro sim, mas o grande movimento vai ser em Interlagos", afirmou Doria a jornalistas na noite desta terça-feira, ao chegar a um evento promovido pela Editora Três, no Citibank Hall, na capital.

Um dia antes, em evento com empresários na Fecomercio, ele havia dito: "Vamos deslocar a Virada Cultural para um único local e não vai ser no Centro da cidade. Vai ser em Interlagos, 24h com segurança, com transporte, com conforto e sem os transtornos que infelizmente pela dimensão que ela assumiu ela proporcionou".

Em outro ponto de sua argumentação anterior, ele havia afirmado: "Em Interlagos, não incomoda a população, não tem adensamento populacional em volta, tem os trens que vão funcionar 24 horas, tem as linhas se ônibus que serão colocadas exclusivamente saindo do centro da cidade.".

Na tarde desta terça-feira, o futuro secretário de Cultura, André Sturm, afirmou que a Virada aconteceria sim no centro, contrariando o que o prefeito havia dito um dia antes. À noite, Doria recuou e mudou a promessa. "Vai ser um grande sucesso ela [Virada Cultural] acontecer no centro, nos espaços públicos e em Interlagos."

Segundo o tucano, a prefeitura vai garantir a "continuidade e o valor histórico" da Virada Cultural. O prefeito disse ainda que mesmo quando o autódromo for privatizado, o governo municipal não pagará para usar o espaço para realizar as atividades da Virada Cultural. "A modelagem é como o sambódromo. Em algumas datas será disponibilizado para uso gratuito pela prefeitura, inclusive para o programa da virada", afirmou.

A Virada Cultural começou a ser realizada na cidade em 2005, na gestão de José Serra (PSDB), e tinha como propósito a ocupação do espaço público, especialmente no centro, com atividades culturais. Neste ano, os eventos foram disseminados também para a periferia.

Doria procurou minimizar outra declaração polêmica que deu ontem, quando disse que a cidade estava um "lixo vivo" e citou o crescimento do número de moradores de rua e de drogados perambulando pela cidade.

O prefeito eleito disse ainda nesta terça-feira que não estava se referindo aos moradores de rua e evitou falar mal do prefeito Fernando Haddad (PT). O tucano afirmou que na quarta-feira (7) terá o quarto encontro com Haddad para discutir a transição entre as duas gestões.