IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's aponta perspectiva estável para área de varejo no país em 2017

14/12/2016 19h35

A perspectiva para o setor de varejo no Brasil é estável diante da recuperação do consumo e da retomada da economia no país previstas para 2017, afirmou a agência de classificação de risco Moody's. Segundo a Moody's, os sistemas bancários na região da América Latina como um todo continuarão a estender os empréstimos para pessoas físicas e cartões de crédito aos consumidores no próximo ano.

Além disso, a inflação, apesar de ainda elevada, deve continuar sob controle. Por outro lado, o emprego no Brasil deve se estabilizar e crescer apenas levemente na América Latina.

Telecom

A perspectiva para o setor de telecomunicações na América Latina e no Brasil também é estável. "A redução dos gastos deve liberar mais recursos para essas companhias, embora as dificuldades de investir no momento possam colocá-las em desvantagem competitiva no longo prazo", afirmou a Moody's.

No Brasil, a recuperação econômica em 2017 deverá beneficiar o setor de telecomunicações, e em particular, a maior operadora do país, a Telefônica Brasil, avalia. "Uma base forte de clientes pré-pagos e uma abordagem financeira conservadora, combinadas com marcas sólidas e uma presença geográfica variada, fornecem à Telefônica uma vantagem em relação a seus pares."