IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera em leve alta; Petrobras avança e Vale tem baixa

04/01/2017 10h45

O Ibovespa abriu com leve queda, mas mudou de direção em mais de meia hora de negócios - o índice da Bolsa paulista subia 0,11% às 10h36, para 61.880 pontos.

Segundo operadores, há um componente de realização na Bovespa, após a forte alta de 3,7% do índice ontem. Papéis que dispararam no dia anterior lideravam as perdas de hoje. Caso de Vale PNA (-1,20%), Vale ON (-1,15%) e Bradespar PN (-1,13%).

Do lado positivo, a revisão para cima do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria e da zona do euro, Estados Unidos e China amplia o sentimento de que a recuperação do crescimento global melhora.

O foco hoje se volta para a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano), em dezembro.

No plano corporativo, Petrobras continua no radar, um dia depois de ter se mantido em forte alta mesmo depois da virada para baixo nos preços do petróleo. Segundo operadores, especula-se no mercado que a empresa deve anunciar ajuste de preços, após os ganhos do petróleo recentemente. A ação PN subia 1,03%. Usiminas tinha alta de 1,40%.