IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa cai, com dados dos EUA e ações de mineração e siderurgia no foco

06/01/2017 11h56

O Ibovespa opera no campo negativo no fim desta manhã - às 11h47, o índice da Bolsa paulista cedia 0,50%, para 61.759 pontos. Os investidores monitoram dados dos Estados Unidos e seguem o movimento das ações de mineração e siderurgia.

Entre as quedas, estavam Usiminas PNA (-3,04%), Bradespar PN (-2,26%), CSN (-2,14%), Vale PNA (-1,82%), Vale ON (-1,91%) e Gerdau PN (-1,36%).

Os papéis devolvem ganhos recentes, embalados pela queda de 3,40% do minério de ferro no porto de Qingdao, na China, cotado a US$76,25/tonelada. As siderúrgicas também subiram essa semana com notícias sobre elevação de preços de produtos vendidos.

Operadores também citam como motivo de trava notícia de que a Comissão Europeia autorizou os países que compõem a União Europeia a registrar todos os produtos de aço plano laminado a quente não folheados, chapeados ou revestidos importados, do Brasil e da Rússia. O objetivo é conseguir evidência suficiente para uma potencial ação de defesa comercial posterior e fazer com que as importações realizadas antes de uma medida do tipo estejam sujeitas a um efeito retroativo.

As ações da Petrobras registravam rumos distintos. As PN cediam 0,19%, mas as ON subiam 0,06%. As ações subiram nos últimos pregões com a alta do petróleo no mercado internacional, mas também expectativas de elevação de combustíveis.

A companhia anunciou reajustes ontem, mas abaixo do esperado pelo mercado. Ainda assim, analistas fazem ponderações positivas. A Petrobras elevou o preço do diesel em 6,1% e manteve o preço da gasolina estável. A mudança no diesel passa a ser aplicada a partir de hoje.