IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rosso prepara candidatura em meio a rumor de apoio do PSD a Maia

06/01/2017 16h36

O líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), negou nesta sexta-feira rumores veiculados na imprensa de que a cúpula de seu partido teria informado o governo Michel Temer que apoiará a candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à reeleição, no dia 2 de fevereiro. Rosso é um dos postulantes à presidência da Câmara e agendou o lançamento oficial de sua candidatura para a próxima segunda-feira, dia 9, em transmissão ao vivo pela sua conta no Facebook.

"Eu sou candidato e vou lançar minha candidatura na segunda-feira via ?live' do Facebook", afirmou Rosso, que estás em campanha no Nordeste.

O deputado está no Ceará e tem compromissos agendados no Rio Grande do Norte e na Paraíba no fim de semana. Na segunda-feira, vai para o Recife, onde se encontra com o governador Paulo Câmara (PSB) e deputados da bancada pernambucana na Câmara.

"Isso é intriga pesada, essa informação não partiu do PSD", disse ele, referindo-se ao rumor de que seu partido apoiará a reeleição do atual presidente. "Eu tenho o apoio da maioria da bancada e nós [PSD] não vamos apoiar o Rodrigo Maia."

Rosso contesta a candidatura de Maia, uma vez que o regimento da Casa veda a reeleição do presidente da Câmara em uma mesma legislatura. Maia, por sua vez, alega que a regra não vale para si, pois está cumprindo um mandato tampão. Ele foi eleito em julho, após Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciar ao posto, pouco antes de ter o mandato cassado pelos colegas.

Maia, que ainda não anunciou oficialmente sua candidatura, também está em viagem pelo Nordeste para angariar votos. Hoje, tinha encontro marcado com cerca de 20 deputados pernambucanos em Recife.

Com a Câmara em recesso, Jovair Arantes (PTB-GO), também candidato, esteve ontem em Itumbiara (GO), seu reduto eleitoral. E lança sua candidatura oficialmente na próxima terça-feira em Brasília, antes de partir para uma série de viagens pelo Brasil em busca de apoio.