IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Rosso lança candidatura na Câmara apesar de resistência do PSD

09/01/2017 16h51

Enfrentando a falta de entusiasmo de parte de seus colegas de partido, o deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) lançou oficialmente na tarde desta segunda-feira sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Rosso fez o lançamento desde o Recife, por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook. Segundo ele, essa foi a maneira mais democrática de se comunicar com os brasileiros, além de "prezar pela simplicidade".

Rosso fez o pronunciamento, que durou mais de meia hora, trajando uma camisa da Chapecoense, clube que perdeu praticamente todo o elenco em um desastre aéreo na Colômbia, no final do ano passado. Justificou a escolha do traje com o fato de que a equipe conseguiu "unir o país", assim como pretende fazer com sua candidatura, para que o Brasil possa "superar a grave crise econômica" que enfrenta. E disse ter ganhado o uniforme do deputado João Rodrigues (PSD-SC), que é ex-prefeito de Chapecó.

A candidatura do deputado, que é líder do PSD, enfrenta resistências dentro do próprio partido, que participa com postos chave no governo Michel Temer. Na visão de parte de seus correligionários, o ideal seria apoiar aquele que é atualmente visto como o candidato do presidente: Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente Casa.

Tentando demonstrar sintonia com Temer, no entanto, Rosso defendeu em seu pronunciamento a PEC do teto dos gastos, aprovada no fim do ano passado pelo Congresso, e a agenda de reformas, que é prioridade do governo para o próximo ano. Dentre elas, a reforma da Previdência, mas ponderou que "do jeito que chegou à Câmara, não será aprovada". Também elegeu a reforma trabalhista e a tributária como parte de sua "agenda prioritária".

Na fala, ele criticou o fato de que menos de 3% das leis aprovadas pelo Congresso tem origem no legislativo. "A grande maioria é do poder executivo, através das medidas provisórias e projetos de lei de conversão. Isso está errado", disse. "A Câmara tem sido reativa, não tem sido propositiva. Reage a demandas que são legítimas, mas é só reação, reação, reação."

Rosso adotou como solgan a frase "Câmara forte, unida e respeitada". Explicou a escolha dizendo que, "quando mais forte estiver a Câmara dos Deputados, mais forte vai estar a democracia"; "nós somos dezenas de partidos políticos, 513 deputados, com visões diferentes no campo da ideologia, mas somos uma só Câmara dos Deputados, e a união é justamente o que reforça a democracia"; e, sobre o respeito, disse que "é preciso aproximar a câmara da sociedade".

"Não adianta tapar o sol com a peneira, nós sabemos que somos extremamente criticados dentro da sociedade", afirmou.