IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fitch rebaixa notas da Odebrecht Engenharia e Construção

17/01/2017 17h16

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de longo prazo em moeda estrangeira e local da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) de ?B-' para ?CC' e a nota em escala nacional de ?BB-(bra)' para ?CC(bra)'.

Ao mesmo tempo, a Fitch também rebaixou o rating das emissões da companhia no valor de US$ 3,1 bilhões de ?B-/RR4' para ?CC/RR4'.

Segundo a agência, o rebaixamento do rating da OEC reflete os desafios crescentes e significantes que a companhia enfrentará este ano para reestruturar suas atividades e recuperar sua capacidade de geração de fluxo de caixa diante da redução de capital de sua controladora, o grupo Odebrecht.

A Fitch também vê mais prejudicada a capacidade da empresa em recuperar sua carteira de pedidos depois dos detalhes que foram publicados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) em relação ao acordo de leniência no âmbito da Operação Lava-Jato.

"As informações publicadas ressaltaram os riscos reputacionais da OEC e desencadearam uma série de novas investigações em alguns países que a empresa opera", afirmou a agência. Desta forma, as expectativas da Fitch de que o acordo traria alívio para a construtora não se materializaram.

"Ao invés disso, desencadearam mais investigações sobre corrupção na Colômbia, Equador, Panamá e Peru, que pode resultar na interrupção de projetos em andamento, na proibição de participar de novas propostas e no pagamento de multas."