IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Planalto anuncia nova diretoria da hidrelétrica Itaipu

20/01/2017 17h41

O Palácio do Planalto divulgou, nesta tarde, a relação completa de nomes que compõem a nova diretoria da hidrelétrica Itaipu Binacional. O novo diretor-geral brasileiro será Luiz Fernando Vianna, que assume o cargo no lugar de Jorge Samek. Ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT, Samek exerce a função desde 2003. A lista com os nomes da nova diretoria ainda será publicada no "Diário Oficial da União" nos próximos dias.

Vianna é o atual diretor-presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), e foi indicado pelo governador do Paraná, Beto Richa, filiado ao PSDB. Os tucanos conquistam o comando de uma das estatais mais importantes do país num momento em que reivindicam maior participação no núcleo decisório do governo de Michel Temer. Em fevereiro, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), assumirá a Secretaria de Governo, com assento no quarto andar do Planalto.

Marcos Antônio Baumgartner, indicado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros - filiado ao PP do Paraná -, assumirá o segundo cargo na hierarquia da estatal, de diretor técnico executivo. Marilice Perazzoli Collin será a nova diretoria jurídica. O novo diretor administrativo será Rubens de Camargo Penteado. O novo diretor financeiro executivo será Marcos Vitório Stamm. E o diretor de coordenação será Ramiro Wahrhaftig.

A maioria dos cargos era ocupada por indicados do PT, como Edésio Passos, diretor administrativo, que é suplente da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).