IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale: Novo acordo gera mais liquidez e melhora governança, diz Previ

20/02/2017 09h21

O novo acordo de acionistas da Vale trará mais liquidez e melhora da governança da companhia, de acordo com a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BB) e um dos acionistas da mineradora. Em 2016, a empresa representava 14,6% dos investimentos totais e 30,6% da carteira de renda variável da fundação.


Atualmente, o Plano 1 da Previ - o maior e mais maduro, e que concentra a maior parte dos investimentos na empresa ? detém 15,50% do capital total da Vale, avaliada em R$ 24,2 bilhões. No Previ Futuro, o investimento equivale a 0,17% do capital total.


"O novo acordo, após passar pelo rito das aprovações regulamentares do mercado (...) poderá contribuir para a atração de outros investidores estrangeiros, o que garante a expansão das atividades da Vale", disse a Previ em nota.


Em comunicado ao mercado, a fundação afirmou que participou ativamente das negociações e está certa de que o acordo, que terá validade de três anos, fortalecerá a governança corporativa da companhia e garantirá maior liquidez para a Previ. A participação da Previ na Vale se dá majoritariamente no Plano 1, pela Litel - a entidade tem 80,62% do veículo de investimento.


No Plano 1, a Vale foi responsável "em grande parte" pela geração de superávits que na década passada ajudaram a constituir reservas especiais. Os participantes do Plano 1 ficaram com a contribuição suspensa de 2007 a 2013.


A participação do Plano 1 não apresenta liquidez em bolsa, tendo em vista as condições da estrutura societária existente. O investimento de Litel é direto em Valepar (controladora da Vale). "Essa falta de liquidez era um dos desafios a serem superados pela atual administração da Previ, a fim de fazer frente aos pagamentos das aposentadorias, sem prejudicar o preço de mercado dos ativos", afirmou o fundo de pensão.