IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer indica deputado para líder da maioria e se prepara para viajar

24/02/2017 16h08

O presidente Michel Temer deixou o Palácio do Planalto, onde despachou com ministros e aliados até agora. Ele seguiu para o Alvorada e pretende viajar ainda hoje para a Bahia: ele vai passar o Carnaval na base naval de Aratu com a família. Ele deve almoçar amanhã na base com aliados do Estado e com o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy. Antes de viajar, Temer decidiu indicar o deputado Lelo Coimbra, do PMDB do Espírito Santo, para a liderança da maioria - cargo que será criado na Câmara para contemplar os pemedebistas.


Antes de viajar, Temer se reuniu com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, e com o deputado Lelo Coimbra. A bancada do PMDB da Câmara estava insatisfeita porque o cargo de líder do governo foi para o PP do deputado Aguinaldo Ribeiro (PB). Para compensar os pemedebistas, Temer combinou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a recriação da liderança da maioria, cargo que existiu no passado.


É um gesto simbólico, entretanto, que implica a ampliação de cargos na estrutura da Câmara para os pemedebistas. Ainda não existe sequer espaço físico na Câmara para abrigar a nova função. A expectativa é que as articulações e encaminhamentos decisivos fiquem, de fato, com o novo líder do governo, Aguinaldo Ribeiro. Ele é afinado com Rodrigo Maia e com Imbassahy.