UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/06/2009 - 10h50

Comum na população, insônia prejudica desempenho no trabalho

SÃO PAULO - Algumas pessoas, ao final do dia, colocam a cabeça no travesseiro e dormem. Outras não têm a mesma sorte, pois sofrem de insônia. E não pense que elas são poucas. Pesquisa realizada pelo Instituto do Sono mostrou que, no mínimo, 20% da população brasileira sofre deste mal.

A insônia se caracteriza pela dificuldade em iniciar o sono, de mantê-lo, bem como pela sensação de que o sono não foi reparador. O problema pode ser temporário ou crônico.

De acordo com a médica e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, o sono tem um importante papel para o bem-estar e a saúde. "Durante esse período, nosso organismo realiza funções importantíssimas, com consequências diretas à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, liberação de hormônios, consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura".

Diagnóstico

Para diagnosticar a insônia, um determinante é que existam perturbações do bem-estar no dia seguinte, como fadiga, cansaço fácil, olhos com ardência, irritabilidade, ansiedade, fobias, incapacidade de concentração, dificuldades de atenção e memória e sonolência. Diante de tudo isso, dá para imaginar como a insônia prejudica o desempenho no trabalho.

Em relação às causas desse mal, o que se sabe é que podem ser desde doenças psiquiátricas, como depressão e estresse, até preocupações.

Muito mais importante do que saber as causas, porém, é saber como amenizar esse distúrbio. Confira abaixo as dicas da médica:


  • Respeitar os horários de dormir e acordar, sempre que possível;

  • Limitar o tempo de permanência na cama: muito tempo deitado pode levar a um sono pouco repousante e superficial;

  • Evitar as tentativas de dormir, já que mais acordado ficará;

  • Praticar atividades físicas intensas, pelo menos entre 20 e 30 minutos por dia, de preferência cinco ou seis horas antes de ir para a cama;

  • Evitar café, álcool e nicotina.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host