UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/07/2009 - 13h55

Número de anúncios para executivos em jornais cai no semestre

SÃO PAULO - Os executivos disponíveis no mercado ou aqueles que procuram recolocação para melhores empregos tiveram dificuldades, neste semestre, para encontrar novas oportunidades de trabalho, por meio dos principais jornais do estado de São Paulo.

Uma prova disso é que o número de anúncios, nos jornais, para executivos nos cargos de gerência e direção teve uma redução de quase 50% neste primeiro semestre do ano frente ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e junho do ano passado foram criadas 726 ofertas de emprego, já nos mesmos meses deste ano foram 395 oportunidades de trabalho.

Neste semestre, a média mensal foi de 66 anúncios publicados, sendo que os meses que mais ofereceram emprego foram: janeiro, março e junho. No mesmo período do ano anterior, o número de anúncios mensais publicados foi de 121. Os dados fazem parte da pesquisa Impex, da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos.

Apesar desses resultados negativos e do fato de que, geralmente, o mês de julho é fraco, os consultores da Laerte Cordeiro esperam que os meses úteis do segundo semestre tragam um maior aquecimento do mercado de trabalho para executivos.

Junho

Por outro lado, em junho, foram anunciadas, via anúncio nos principais jornais de São Paulo, 71 ofertas de emprego para executivos, o que representa uma alta de 15% frente ao mês de maio (62).

No mês passado, a média semanal foi de 18 anúncios publicados. Esse resultado foi o maior dos últimos quatro meses.

Mais procurados

Os executivos mais procurados no mês passado foram os da Área Geral de Marketing/Vendas, com 46% da oferta total de vagas; seguidos pelo segmento de Produção/Técnica (21%); Serviços Internos, que são os de TI, RH, Jurídicos e outros (17%); Finanças/Controle (13%) e Gerência Geral (3%).

Com relação aos cargos, em junho deste ano, os executivos mais procurados foram os: Diretores/Gerentes de Vendas; Gerente de Produção Industrial ; Diretores/Gerentes Comerciais; Gerentes de Qualidade; Gerentes de Produtos e Diretores/Gerentes de Compras.

Setores

A indústria ofereceu o maior número de vagas de emprego para executivos em junho (61%). A seguir, aparecem Serviços (31%) e Comércio (8%). Já o setor bancário não publicou nenhum anúncio de emprego no mês de análise, segundo a Laerte Cordeiro Consultores.

As empresas que mais ofereceram emprego para executivos, em maio, foram as de Comércio, Engenharia, Produtos de Consumo de Massa, Plásticos, Químico, de Gráficas/Editoras e de Máquinas e Equipamentos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host