UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/07/2009 - 10h50

Crise e nova lei não vão atrapalhar busca por estágio neste semestre

SÃO PAULO - Mesmo com a crise mundial e as mudanças da Lei de Estágio, neste semestre, os estudantes podem encontrar a tão sonhada oportunidade no mercado de trabalho. Para a segunda metade do ano, somente o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágio) disponibiliza 12 mil vagas para estudantes.

"As empresas já se adaptaram às novas regras da Lei de Estágio", explicou o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci.

Mencaci destacou ainda que, no primeiro trimestre deste ano, 70% das vagas para estagiários no núcleo eram para estudantes que estavam cursando ensino superior ou tecnólogo, outras 18% eram para estudantes de ensino médio técnico e apenas 12% eram para estudantes do ensino médio. Atualmente, 71% das oportunidades são para estudantes do ensino superior e tecnólogo; 27%, para médio técnico e apenas 2% para o ensino médio.

Como conseguir um estágio?

De acordo com o diretor de Comunicação do site Estagiários.com, Giuliano Bortoluci, para se ter uma ideia do potencial do segundo semestre, agosto é um mês de intensas contratações e chega até a ser considerado, por alguns especialistas, como a temporada dos estagiários.

"Nessa época do ano, empresas buscam os melhores talentos, mas é preciso saber que o perfil desejado é aquele que reúne conhecimentos e o comportamento mais adequado para a área de atuação", lembrou Bortoluci.

Mencaci adverte que, para ingressar na carreira desejada ainda este ano, os jovens não podem perder tempo e precisam investir em conhecimento, fazendo cursos de informática e de línguas estrangeiras, também procurando ter um domínio da língua portuguesa. Cursos extracurriculares, acrescentou, são grandes aliados para aprimorar o currículo.

Ciente de que possui esses requisitos, o candidato deve elaborar um currículo com todas as informações e divulgá-lo nos sites de recrutamento.

"Assim que receber as vagas, avalie se existe o interesse e se elas estão dentro do que procura. Caso a oportunidade se encaixe nas expectativas, envie o currículo. Nos casos em que for possível enviar o currículo por e-mail, faça um texto de apresentação no corpo da mensagem, mas cuidado com o uso incorreto da língua portuguesa", afirmou Bortoluci.

Processos seletivos

Ao ser convidado para participar de um processo seletivo de estágio, o estudante precisa tomar cuidado com alguns aspectos. "Mais do que ter um bom currículo, é preciso apresentar na entrevista toda a sua inteligência emocional, ou seja, resiliência, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de liderança, entre outras habilidades", disse Bortoluci.

Geralmente, nos processos seletivos mais concorridos, há várias etapas de seleção, nas quais as empresas utilizam diversas ferramentas como prova online ou escrita, avaliação de currículo, redação, entrevista individual ou em grupo, testes práticos e dinâmicas de grupo.

Além disso, na opinião da gerente de recrutamento e seleção do Nube, Evelyn Lemos, a falta de criatividade é um dos principais motivos para desclassificar um candidato no processo seletivo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host