UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/07/2009 - 10h50

Em tempos de crise, sobram vagas para profissionais de TI em diversas áreas

SÃO PAULO - Em tempos de crise, o número de demissões tendem a aumentar. Porém, para os profissionais de TI (Tecnologia da Informação), há empregos. "Áreas de desenvolvimento para web, gestão de projetos, designer gráfico, segurança de rede e de servidores são carentes de profissionais qualificados", destaca o gerente de produtos e tecnologia da S.O.S Educação Profissional, Jorge Ribeiro Júnior.

Na opinião da gerente de Marketing e Produtos do Grupo Educacional Impacta Tecnologia, Rita Cury, profissionais com conhecimento em desenvolvimento de software, arquitetura da informação, redes e telecomunicações podem conseguir um emprego com bastante facilidade.

Problema

Ribeiro Júnior explica que, muitas vezes, o profissional de TI tem o conhecimento na prática, mas lhe falta a formação teórica.

"Muitos profissionais têm o conhecimento de HTML (HyperText Markup Language), por exemplo, porque é autodidata e aprendeu sozinho. Com isso, durante uma entrevista, quando são aplicados testes conceituais, essa pessoa não consegue a vaga. Diante desse cenário, eu tive de fazer um processo seletivo por quase cinco meses, com mais de 80 profissionais, para conseguir encontrar um funcionário com a qualificação exigida para o cargo".

Cursos

Para Ribeiro Júnior, um curso superior é fundamental para o profissional que deseja seguir carreira em TI. "Faculdade é essencial, mas é preciso oferecer oportunidade para quem está começando e não tem condições financeiras para fazer um curso superior. Se o profissional tiver, por enquanto, apenas cursos de qualificação e conseguir passar no processo seletivo, por que não contratá-lo?"

Por isso, Rita lembra que, quanto mais cursos de qualificação o profissional tiver, maior será a posição que ele ocupará e, consequentemente, o ganho financeiro. "Qualificações e certificações são importantes para o profissional de TI. A certificação comprova o conhecimento e a experiência de um profissional".

No entanto, o empecilho para que um profissional tenha uma certificação pode estar diretamente relacionado ao fator financeiro. "O preço de uma certificação em TI é muito elevado, por isso, há profissionais que não fazem este investimento". Porém, segundo Ribeiro Júnior, quando conseguem as certificações, eles ambicionam um salário melhor, porque fizeram um alto investimento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host