UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

30/07/2009 - 16h35

Inglês: profissionais sabem da importância do idioma, mas apenas 1% tem fluência

SÃO PAULO - A teoria se afasta da prática quando o assunto é usar o inglês no ambiente de trabalho. Isso porque todo profissional sabe que é importante conhecer o idioma, mas poucos são os que realmente têm fluência.

De acordo com um teste realizado pela Companhia de Idiomas, apenas 1% dos mais de 1 mil profissionais contatados possui fluência no inglês. O teste foi desenvolvido em sistema de múltipla escolha e disponibilizado durante 17 dias na internet. As questões foram feitas de forma similar à das que são aplicadas em processos seletivos de empresas que exigem a fluência no inglês.

Segundo informou a sócia-diretora da Companhia de Idiomas, Lígia Velozo Crispino, 51% dos participantes não acertaram nem sete das 15 questões que foram disponibilizadas. "No caso de participação em um processo seletivo, é provável que esses profissionais sequer passem à próxima etapa, caso a vaga exija o domínio do idioma".

Análise oral

Lígia explicou que o teste não analisou a fluência oral do idioma, o que faria com que a porcentagem daqueles que dominam o inglês fosse menor.

"Uma coisa é fazer exercícios de gramática e de vocabulário. Outra é conseguir expor suas opiniões e realizar negócios em inglês, participando de reuniões, conference calls, recebendo estrangeiros, falando ao telefone etc", ponderou.

Situação preocupante

De acordo com ela, o teste mostra a realidade enfrentada por profissionais do setor de recursos humanos, quando procuram profissionais qualificados. Em algumas áreas, como a de TI (tecnologia da informação), existe muito contato com estrangeiros e não há como contratar um profissional que não conheça o inglês.

Lígia explicou que a "cultura do imediatismo" leva os profissionais a buscar formas de aprender a língua rapidamente, o que não é indicado, já que o aprendizado deve ser feito com dedicação e contato contínuo com o idioma.

"Apesar de não ser nenhuma novidade a importância da língua inglesa no ambiente corporativo, a parcela de profissionais que não têm inglês fluente ainda é infinitamente maior. Aos que têm expectativa de crescer profissionalmente ou se inserir em sua área, fica a dica: profissionais que dominam o idioma continuam escassos, porém muito mais valorizados".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host