UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

31/08/2009 - 10h52

Nada de amadorismo: veja dicas para transformar o hobby em plano B!

SÃO PAULO - Existem executivos que passam a vida inteira pensando apenas na empresa onde trabalham. Dedicam horas do seu dia ao escritório, levam trabalho para casa e ainda viajam a negócios nos finais de semana. O único momento de relaxamento é aquele hobby que, não se sabe como, eles conseguem reservar algum tempo para praticar.

Só que aquela rotina agitada começa a cansar. O executivo olha para trás e percebe que perdeu aniversários importantes, não esteve tão presente para ajudar a família em situações complicadas e ainda está tendo problemas de saúde... É aí que resolve mudar o rumo da sua carreira. Surge então a ideia de transformar o hobby em plano B. Mas por onde começar?

De acordo com a diretora-executiva da Top Mind, Sandra Maura, primeiro é preciso ter certeza de que se quer mudar e quais as expectativas com a mudança. Você abrirá mão do salário alto de executivo para se arriscar em uma nova atividade? Como se sustentará até que comece realmente a ganhar dinheiro? Questões como estas são importantes.

Nada de amadorismo

Certo de que realmente irá mudar o rumo da carreira e quer partir para o plano B, é chegado o momento de agir. Neste momento, a dica de Sandra é "não ir no amadorismo total", o que significa fazer um estudo prévio para entender o que irá fazer. Afinal, em determinadas situações, será preciso abrir um negócio, que exige um investimento. Busque um curso de empreendedorismo.

"Não pode ter uma visão só romântica da coisa. Tem de avaliar, até mesmo para que não se torne um fracasso", ressaltou a diretora-executiva. Por exemplo: se a pessoa é apaixonada por carros, deve analisar como pode trabalhar neste segmento. "Não basta gostar, quando se mexe com negócio. Só que, quando mexemos com o que gostamos, dá mais chance de dar certo".

Um detalhe que não pode ser esquecido é que, de alguma maneira, o executivo estará se expondo, inclusive para antigos contatos. Se o negócio der certo, ele será visto com mais credibilidade pela sua rede de contatos. Esse fato, em especial, ressalta a importância do planejamento na hora de transformar um hobby em plano B.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host