UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

31/08/2009 - 13h50

Profissionais brasileiros pretendem se aposentar aos 56 anos

SÃO PAULO - A maioria dos brasileiros pretende se aposentar aos 56 anos de idade. Entre os jovens com menos de 25 anos de idade, a ideia é parar de trabalhar mais cedo ainda, com no máximo 48 anos.

"Isso acontece, entre vários motivos, porque os profissionais mais velhos acreditavam que permanecer nas empresas durante muitos anos era sinônimo de sucesso profissional. Hoje em dia não. Além disso, os mais jovens prezam muito pela qualidade de vida e procuram no mercado financeiro formas para tornar-se independente", explica o diretor de Marketing da Catho Online, Adriano Meirinho.

Os dados fazem parte da pesquisa "A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros", realizada pela Catho Online entre março e abril deste ano, com mais de 16 mil profissionais.

O que fazer

Porém, após a aposentadoria, a maioria dos profissionais brasileiros pretende continuar a fazer algum tipo de atividade.

Metade dos entrevistados (50,5%) revelou que quer ter um negócio próprio. Já 30,7% disseram que desejam ser consultores independentes. Outros 15% têm planos de se tornarem professores universitários e apenas 3,8% desejam realmente parar de trabalhar e viver com a aposentadoria.

Previdência

Com relação à possibilidade de renda extra no futuro, os profissionais não demonstraram tanta preocupação, uma vez que apenas 33,4% dos consultados disseram que possuem algum tipo de plano de previdência privada.

Os homens são os mais precavidos, já que 36,9% afirmaram que têm plano de previdência privada. Já entre as mulheres, o percentual é de 27,7%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host