UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/10/2009 - 10h51

Shoppings devem manter quadro de pessoal em 2009 e 2010

SÃO PAULO - Uma pesquisa realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) revelou que a maioria dos shoppings deve manter seu quadro de pessoal em 2009 e em 2010 e que a gestão de pessoas tem ganhado cada vez mais destaque no segmento.

Para se ter uma ideia, entre as maiores preocupações dos grupos do setor, estão a gestão da cultura e do clima organizacional, além dos indicadores de desempenho em Recursos Humanos.

Em relação à gestão de talentos, os dados mostraram que boa parcela dos pesquisados possui um processo voltado para a gestão diferenciada, levando em conta ações práticas de retenção de profissionais.

Perfil do profissional

Os dados, coletados de 94 estabelecimentos, revelaram que a idade média do efetivo total da administração é de 33 anos e que o tempo médio de serviço do quadro de pessoas é de 4,2 anos.

Entre as posições de comando, os homens são maioria, com representatividade de apenas 65%, contra 35% das mulheres e, quando analisados os demais níveis hierárquicos, eles são 61%, ante 38% das profissionais.

Sobre o grau de escolaridade, os dados mostram que, no staff (que não inclui executivos, gestores, coordenadores, supervisores e especialistas), 48% possuem ensino médio. "A pesquisa mostra que as empresas têm uma força de trabalho boa e um elevado nível de qualificação", disse o sócio-diretor de RH da PricewaterhouseCoopers, João Lins Filho.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host