UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/10/2009 - 08h54

Número de jovens na universidade dobra em dez anos, indica IBGE

SÃO PAULO - O número de jovens brasileiros frequentando uma universidade registrou crescimento considerável entre 1998 e 2008. Segundo dados da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a proporção dos jovens nesse nível de ensino passou de 6,9% para 13,9% no período.

O aumento foi registrado em todas as regiões do País, mas ainda assim a porcentagem brasileira está abaixo da registrada em países como França, Espanha, Reino Unido e Chile, onde o índice está acima de 50%.

A pesquisa também indicou alguns avanços na área de educação, como a queda de 8,6% para 2,9% na taxa de jovens entre 18 e 24 anos que ainda cursam o ensino fundamental. Porém, desigualdades regionais ainda persistem. No Nordeste, apenas 8,2% dessas pessoas frequentam a escola, enquanto no Sul, esse número é de 19%.

Escolhendo a faculdade

Fazer uma faculdade é muito importante na carreira de qualquer pessoa, pois aumenta as chances de se conseguir um emprego e de ter crescimento profissional. Mas, junto com o crescimento do número de jovens cursando o ensino superior, também há um aumento no número de instituições, principalmente privadas, que nem sempre oferecem a qualidade que o aluno esperava. Diante disso, como escolher o melhor local para estudar?

É possível encontrar boas faculdades tanto entre as privadas quanto entre as públicas, cabendo a escolha à situação financeira do candidato. Para analisar a qualidade da instituição, é preciso observar alguns pontos, como ranking de revistas e jornais reconhecidos, ou ainda acessar o site do MEC (Ministério da Educação e Cultura), que apresenta a classificação das faculdades.

Também é possível buscar dicas com parentes e amigos mais experientes, que podem mostrar alternativas, e ficar atento com os meios de comunicação, que costumam abordar especialistas de faculdades que têm boa aceitação social.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host