UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

03/11/2009 - 13h55

Oito regras para se dar bem ao final do estágio

SÃO PAULO - O que faz realmente um estagiário se sobressair e ser contratado para um emprego integral, seja na empresa em que trabalha ou em outra?

Em busca da resposta, a autora do livro "Da escola para o mercado de trabalho: 90 dicas para conseguir um bom emprego" (Summus Editorial), Lindsey Pollak, indagou coordenadores de estágios de diversas empresas.

O questionamento resultou em oito dicas que, segundo a autora, vão garantir uma boa experiência ao estagiário.

As oito dicas

Confira abaixo quais são as oito dicas de Lindsey para se dar bem ao final do estágio:


  • Aprenda a diferença entre trabalho e faculdade: em vez de notas, você receberá um holerite. No atraso do trabalho, em vez de se prejudicar, você prejudica os colegas da empresa. "Seu trabalho como estagiário pode ter impacto direto sobre o resultado financeiro da organização, sobretudo se você estiver lidando diretamente com clientes. Ser profissional não é uma solicitação, e sim uma exigência", destacou a autora.

  • Livre-se do comodismo: como estagiário, pode ser que peçam para que você faça algo que, à primeira vista, parece impossível. Mas, de acordo com Lindsey, o estágio é uma grande oportunidade para ousar, enfrentar seus medos e aceitar o desafio de experimentar coisas novas.

  • Seja proativo: "Posso ajudar em alguma coisa enquanto você está ocupado e eu não tenho nada específico para fazer?". Com uma pergunta como esta, pode ser que lhe deem um projeto legal para cuidar, o qual ninguém teve a iniciativa de pedir, algo que pode ser destacado em seu currículo. Depende de você transformar o estágio inútil em uma experiência real.

  • Leia o que você arquiva: você pode aprender muito com os documentos arquivados. Mas não esqueça de pedir autorização antes de lê-los.

  • Agende entrevistas informativas: uma vez na empresa, você tem a oportunidade de falar com pessoas das quais gosta do trabalho. Então, peça a seu coordenador de estágio para marcar uma reunião com esses profissionais. "Não perca essa chance - durante um estágio, você estará rodeado de possibilidades de entrevistas informativas", disse Lindsey em seu livro. Seria interessante também questionar sobre possibilidades de efetivação na própria empresa.

  • Relacione-se com os outros estagiários: participe de reuniões informais após o expediente, o que pode ser uma boa fonte de ideias e de contatos, já que saberá sobre o que eles já experimentaram no mundo profissional.

  • Peça cartas de referência: é de bom tom comprovar que adquiriu experiências e habilidades durante o estágio. Como fazer isso? Peça cartas de referência ao supervisor do estágio e outros profissionais com quem trabalha. Mas lembre essa pessoa sobre os projetos dos quais participou e da sua colaboração enquanto estagiário.

  • Mantenha-se em contato: todas as pessoas com as quais manteve contato agora fazem parte do seu networking. "Quando chegar ao final do período de estágio, diga simplesmente: ´Gostei muito de conhecê-lo e trabalhar com você durante esse tempo. Posso procurá-lo futuramente e fazer contato com você de vez em quando? As pessoas provavelmente responderão que sim e apreciarão o fato de você ter tido a consideração de lhes perguntar", ponderou Lindsey.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host