UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/11/2009 - 13h50

Final de ano é a melhor época para abrir negócios

SÃO PAULO - Cansado do seu trabalho, às vezes, você sente vontade de jogar tudo para o ar e começar um novo negócio? Então aproveite o final do ano. Esta é a melhor época para se fazer investimentos, pois estamos próximos do Natal e do décimo terceiro salário.

No final do ano, o consumo aumenta e, segundo o especialista em desenvolvimento de novos negócios, Renato Senatore, o último trimestre do ano sempre registra um aquecimento na economia. Se você tiver planejamento e disciplina, será possível ganhar dinheiro fazendo o que gosta.

Para se dar bem no próprio negócio, é preciso ter uma postura proativa. De acordo com o diretor do comitê de empreendedorismo da Câmara Americana de Comércio, Andrej Vasle, é preciso pensar como atingir os melhores resultados e otimizar o rendimento do tempo e esforço.

Dicas

Um dos pontos altos dessa época são os artesanatos, que podem ser utilizados como decoração para as festas natalinas. Além disso, a culinária também é uma opção. Quem gosta de fazer quitutes pode vender muitos pratos para as festas de final de ano.

Quem é aposentado também deveria aproveitar essa época para transformar hobbies em dinheiro. Atividades realizadas no dia-a-dia, como fazer bolos, salgadinhos, entre outros, trazem prazer para quem o faz como também podem gerar renda.

"Ao conciliar seu hobby com uma atividade econômica, se estruturando de forma que este passatempo gere lucros, a pessoa pratica o que gosta, aperfeiçoa um dom e ainda ajuda alguém com sua prestação de serviços", afirmou Senatore.

História

Um exemplo de quem conseguiu transformar um hobby em uma fonte de renda é Frode Eldevik, um norueguês que mora no Brasil há 4 anos. Apaixonado por culinária, cozinha para a família e para amigos.

Ele elaborou pimentas em conserva, utilizando especiarias brasileiras e norueguesas. Frode seguiu o conselho de seus amigos e começou a produzir as pimentas em maior quantidade. Hoje, ele tem uma plantação de pimenta na sua casa e uma marca chamada Chef Frode e está se preparando para comercializar o novo produto.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host