UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/11/2009 - 15h59

Metade das empresas terceiriza sem formalizar contratos, revela pequisa

SÃO PAULO - Estudo realizado pela ANGC (Associação Nacional de Gestão de Contratos) relatou que 50% das empresas praticam a terceirização sem formalizar contratos.

"Como a terceirização e a prestação de serviços são tendências não só no mundo corporativo, mas também nas relações de trabalho, não podemos mais deixar as responsabilidades sem documentar formalmente", explica o diretor executivo da ANGC, Walter Freitas.

A pesquisa ainda mostrou que o outsourcing na atividade de gestão de contratos é um dos serviços menos utilizados nas empresas, enquanto a digitalização chega a 52%.

Gestor de contratos

A pesquisa "Gestão de Contratos nas Empresas" também identificou que o profissional de gestão de contratos é fundamental, já que 50% das empresas não utilizam métodos estruturados para firmar contratos e 23% não têm uma área formal para desenvolver essa atividade.

De acordo com o estudo, 55% dos entrevistados acreditam que os setores de TI (Tecnologia da Informação) e Compras são os que mais precisam de um gestor de contratos. Os contratos da área de Compras são os que mais recebem atenção das corporações.

As minutas próprias, no Brasil, correspondem a 40% do volume dos contratos em quase metade das empresas pesquisadas, o que é considerado um número baixo, já que internacionalmente chega a 80%.

Pesquisa

O estudo foi realizado em empresas de diversos setores em todo o País pelo método Survey, semelhante ao utilizado nos censos, mas se diferencia por examinar somente uma amostra, via web. A pesquisa teve o apoio da Trevisan Escola de Negócios.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host