UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 10h54

Redução no número de novas vagas não afeta otimismo no mercado de trabalho

SÃO PAULO - Em outubro, as novas oportunidades de emprego tiveram uma redução de 0,58%, comparadas com as do mês anterior, relatou pesquisa da Ricardo Xavier Recursos Humanos. Foram abertas 2.045 vagas no décimo mês do ano, contra 2.057 em setembro.

Mesmo assim, as projeções do mercado de trabalho são otimistas, pois, de acordo com o levantamento, praticamente todos os setores fecharão o quarto trimestre em alta.

O estudo também apontou os setores que mais contrataram e os profissionais mais procurados em outubro. As empresas brasileiras abriram 84,5% das oportunidades de trabalho. O restante das vagas foi oferecido por multinacionais.

Áreas

As áreas que tiveram maior demanda foram o Comércio, com 10%; Engenharia, com 9%; e TI (Tecnologia da Informação) e Financeira, com 8% cada uma. Os setores Industrial, Administrativo e de Recursos Humanos fecharam o mês com representatividade de 7%.

As outras vagas estavam nas áreas Contábil (6%), de Marketing (4%), Jurídica (3%), Logística (2%). Outros setores ficaram com 23% de representatividade.

Profissionais graduados

Em outubro, houve maior procura por profissionais graduados no setor de Engenharia, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Propaganda/Publicidade e Marketing, Direito, TI, Psicologia e Análise de Sistemas.

"Há um ano, várias empresas fizeram cortes em seus quadros de funcionários para poder sobreviver durante a crise financeira, provocando uma retração significativa, mas agora há sinais seguros de recuperação e as empresas já planejam grande desenvolvimento, com a expectativa de novos e bons resultados", afirmou o presidente da consultoria, Hélio Terra.

Na análise regional, as localidades que mais abriram vagas foram Rio de Janeiro (26%), São Paulo (25%), Campinas e Salvador (11% cada uma), Belo Horizonte e Porto Alegre (10%) e Curitiba (7%).

Sobre a pesquisa

O levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos abrange as seguintes regiões: São Paulo (Capital e Grande SP), Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host