UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/11/2009 - 10h55

Empresas procuram profissionais especializados em Data Mining

SÃO PAULO - Conseguir assimilar e organizar uma grande quantidade de informação e usá-la para o melhor desenvolvimento da empresa está se tornando cada vez mais necessário. Para se ter uma ideia, o volume de dados digitais deve ser ampliado em cinco vezes até 2012, segundo projeção da empresa internacional de pesquisa IDC.

E, para ajudar neste problema, existe a técnica de Data Mining, que, quando utilizada da maneira adequada, pode trazer ganhos representativos para uma companhia. Apesar de ser uma ferramenta de estratégia para as empresas, faltam profissionais especializados em análise de dados e Data Mining.

Técnica e negócios

Segundo o diretor de Novos Negócios e Desenvolvimento de Produto da SysOpen Consultoria e Informática, Wellington Gomes, os profissionais que trabalham nesse ramo unem a área técnica com a de negócios. Os profissionais de Data Mining devem ter total conhecimento sobre o funcionamento do banco de dados da empresa para a qual trabalham. Sua função é analisar os dados, cruzá-los e fazer relatórios úteis para que a empresa possa saber que posição tomar diante o mercado.

"A extração e análise de dados, além de garantir a prospecção de clientes e projetar demandas, gera lucratividade para a empresa como um todo. Assim, os departamentos de RH, Compras, Cobranças e Financeiro podem se envolver em análises de suas informações através do Data Mining para utilizar melhor os recursos disponíveis em seu setor", explica a professora-doutora da Fundação Instituto de Administração (FIA) e mestre em estatística pelo IME/USP, Alessandra de Ávila Montini.

Tendência

"O mercado brasileiro ainda não detectou o potencial oferecido pelas adequadas análises que podem ser obtidas por meio das diversas técnicas de análises de dados e Data Mining", disse Alessandra.

A tendência hoje é a obtenção de informações rápidas. Com o Data Mining não é diferente, com essa ferramenta é possível conseguir informações rápidas e de qualidade.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host