UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/11/2009 - 08h51

Sustentabilidade é cada vez mais abordada em entrevistas de emprego

SÃO PAULO - Se você não sabe exatamente o que dizer em uma entrevista de emprego, preste atenção a esta dica: os recrutadores costumam fazer perguntas a respeito de suas principais conquistas, desafios, quais as empresas pelas quais você passou, formação acadêmica e conhecimento de idiomas.

Apesar de as perguntas serem essas, existe uma novidade: o tema sustentabilidade está se tornando foco em muitas entrevistas.

"As empresas estão cada vez mais interessadas em entender como o candidato enxerga a sustentabilidade em suas mais diversas formas: ambiental, financeira, de imagem e do negócio", afirma o líder das divisões de Negócios Hays Procurement e Hays Logistics, Rodrigo Soares.

A Hays, por exemplo, aborda o tema em 20% das entrevistas que realiza. Os especialistas abordam o compromisso do candidato com o desenvolvimento de processos e de fornecedores no médio e longo prazos. O impacto ambiental faz parte do assunto, mas não é só isso. "Queremos entender se a atuação do seu trabalho é ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita", disse Soares.

Por dentro do assunto

A tendência é que o número de entrevistas de empregos que abordam a questão da sustentabilidade cresça e os candidatos devem estar preparados para isso.

Mesmo que você não tenha experiência com a questão da sustentabilidade e, apesar deste tema não ser ainda tão abordado durante uma entrevista na maioria das empresas, é importante que o profissional procure saber mais sobre o assunto.

De acordo com Soares, a questão é um caminho sem volta, e ter um posicionamento sobre o assunto é fundamental para qualquer profissional hoje em dia.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host