UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 13h56

Em 2010, haverá vagas para brasileiros e também para estrangeiros no País

SÃO PAULO – As perspectivas para o mercado de trabalho em 2010 são positivas. Em crescimento, o Brasil está no centro das atenções, por isso muitos brasileiros que moram no exterior estão voltando para conseguir uma recolocação no País. Até mesmo estrangeiros podem ser contratados.

Os brasileiros e estrangeiros não são concorrentes, pois as empresas nacionais dão preferência para quem nasceu no País e as empresas multinacionais, geralmente, contratam pessoas do seu país de origem.

“As vagas para estrangeiros são para cargos muito pontuais. Por isso, não existe esta concorrência. O que eu vejo de mais preocupante é que vamos ter um 'apagão' de talentos”, afirmou o headhunter e presidente da Junto Brasil, Ricardo Nogueira.

Em relação às áreas que mais precisarão de profissionais, destacam-se o Varejo, TI (Tecnologia da Informação), Telecomunicações e Automobilística.

Reflexo da criseEsta expansão no mercado de trabalho é reflexo positivo da crise econômica, já que muitas empresas reduziram seus custos e capitalizaram recursos. Com este dinheiro guardado, estão investindo no País, o que aumenta a procura por profissionais.

Além dos investimentos das empresas, o governo também contribuiu para a abertura de novas vagas, devido à isenção de impostos, que aumentou o consumo e foi necessária a contratação de novos funcionários para suprir esta demanda.

“Nos últimos dois meses do ano, os escritórios de headhunter trabalharam mais para encontrar profissionais, o que compensou os seis primeiros meses do ano, que foram ruins. Mas a expectativa para 2010 é que será melhor do que o final deste ano”, explicou Nogueira.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host