UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/01/2010 - 15h51

Brasileiros estão satisfeitos com o trabalho e o salário, diz pesquisa

SÃO PAULO – Os brasileiros estão satisfeitos com o trabalho e o salário, segundo aponta o ICF-Nacional (Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias), calculado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

De acordo com o estudo, o índice que mostra a satisfação dos brasileiros diante da empregabilidade corrente atingiu, no final de dezembro, 134,8 pontos, numa escala que vai de zero a 200 pontos, onde o índice abaixo de 100 indica uma percepção negativa e acima deste valor, positiva.

Já o índice que apresenta a percepção dos entrevistados sobre a renda atual ficou em 146,3 pontos, o que, segundo o levantamento, reflete o longo período de ganhos reais percebidos no mercado de trabalho.

Futuro

No que diz respeito ao futuro, 61,8% das famílias brasileiras acreditam que terão melhoria profissional nos próximos seis meses, contra 25,9% que têm perspectivas negativas e 11,7% que não souberam responder.

No geral, este item atingiu 135,9 pontos, subindo para 142,9 pontos entre os que recebem acima de dez salários mínimos mensais, e ficando em 133,6 pontos no grupo das pessoas com rendimentos abaixo deste valor.

O resultado, conforme análise da CNC, aponta uma expectativa de continuidade no processo de recuperação do mercado de trabalho após a crise econômica mundial.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host