UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/01/2010 - 10h58

Carreiras: para manter o foco, é preciso observar presente e futuro

SÃO PAULO – Manter o foco é um dos conselhos mais citados por especialistas para que as pessoas tenham sucesso na carreira. Contudo, qual seria o real significado desta iniciativa?

De acordo com o coach executivo e de equipes, conferencista em desenvolvimento humano e diretor da Up Treinamentos & Consultoria, Carlos Cruz, ter foco significa gerenciar distrações e estar aberto ao aprendizado.

“As pessoas precisam saber lidar com aquilo que pode atrapalhar o próprio desenvolvimento. Elas devem estar abertas ao aprendizado, não só o formal, mas o do dia-a-dia, pois se aprende com todos os tipos de situações. Além disso, é preciso controlar a ansiedade, os medos e estar aberto a novas percepções e possibilidades”, diz.

Saber abrir mão

Ainda na avaliação de Cruz, o brasileiro tem a tendência de ser imediatista e, muitas vezes, não aceita abrir mão de certas coisas, agindo apenas com foco no curto prazo.

Um exemplo disso são os profissionais que deixam de atuar em áreas promissoras e que estão alinhadas com seus valores para buscarem melhores salários. Nessas horas, orienta o especialista, vale a pena se perguntar qual o impacto da ação no planejamento feito para o futuro.

“Antes de tomar qualquer decisão, veja se será uma mola propulsora para viver a sua visão de futuro. Pergunte-se: o que o meu “eu” do futuro diria para eu fazer hoje?”.

Planejamento

Também no sentido de manter o foco, ter claros os objetivos profissionais e pessoais é essencial.

Para a consultora de Carreiras da Career Center, Adriana Néglia, por exemplo, é extremamente importante que a pessoa faça um planejamento da carreira, contendo objetivos e prazos para alcançá-los.

Adriana argumenta ainda que o funcionário não deve ser acomodado, devendo conduzir a própria carreira e sabendo observar as situações.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host