UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 15h53

Departamento Pessoal: saiba mais sobre essa área

SÃO PAULO - A área de Departamento Pessoal (DP) está em expansão nas empresas, o que pode significar mais oportunidade de emprego no mercado de trabalho.

Segundo a professora de Departamento Pessoal da Contmatic Phoenix, Rita de Cássia Lourenço, o profissional da área é responsável pela parte administrativa de cálculos e de administração da folha de pagamento, desde a admissão até a demissão de um funcionário.

"[O mercado de trabalho] está aquecido para bons profissionais, para quem é qualificado. Ele dá oportunidade, mas quer resultado rápido", afirmou Rita.

Capacitação

Quem quer trabalhar na área não precisa ter necessariamente uma graduação, mas é recomendável, segundo o diretor executivo da Contmatic, Mário Hessel.

De acordo com o diretor, profissionais que começam como em cargos mais baixos, mas fazem cursos livres, cursos técnicos de contabilidade ou de Recursos Humanos podem trabalhar na área.

Departamento

Para Hessel, o departamento é composto por três setores: admissão, compensação e desligamento. O primeiro, segundo o diretor, é responsável pelo processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos.

Já o de compensação é o que cuida do controle de frequência, pagamento de salários, benefícios, taxas, impostos e contribuições.

"O desligamento é o setor encarregado pela quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRTs, sindicatos, justiça do trabalho, etc.)", explicou Hessel.

RH x DP

O Departamento Pessoal faz parte da área de Recursos Humanos. De acordo com Hessel, o segundo é responsável pelo recrutamento e seleção de funcionários, treinamento, salário, segurança e medicina do trabalho, enquanto a parte mais burocrática fica sobre a responsabilidade do DP. 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host