UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 13h52

Mercado de trabalho começa 2010 com mais vagas do que candidatos

SÃO PAULO – Ao contrário do que ocorreu nos primeiros meses do ano passado, o mercado de trabalho brasileiro iniciou 2010 com um aumento no número de oportunidades de emprego.

Além disso, de acordo com informações da Curriculum, empresa especializada em recolocação profissional, também diferente de 2009, quando muitos trabalhadores estavam à procura de vagas por conta dos efeitos da crise global, este ano, o percentual de candidatos é inferior ao de vagas.

O motivo está no bom cenário econômico. “Isso significa que a crise já passou e, com as empresas retomando o crescimento, elas estão voltando a contratar. Agora é a hora dos candidatos aproveitarem", afirmou o presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri. 

Setores

Ainda de acordo com a empresa, todos os setores estão contratando, mas a maior parte das oportunidades se encontra nas áreas de call center, tecnologia da informação e na área médica.

Dentre as exigências para a contratação do profissional, além dos conhecimentos específicos, estão o bom relacionamento interpessoal, a inteligência emocional, a disposição para aprender e a visão estratégica.

Além disso, a fluência em outros idiomas também é um ponto importante a ser valorizado pelas empresas.

Call Center

Considerado como a principal porta de entrada de jovens no mercado de trabalho, sem a necessidade de experiência anterior, o setor de telesserviços deve contratar mais 100 mil profissionais durante o ano de 2010, conforme dados da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços).

Os novos postos de trabalho devem ser criados diretamente nas empresas de call center terceirizadas, sendo que o salário médio, segundo especialistas, deve ficar em torno de R$ 500 a R$ 900.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host