UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/02/2010 - 15h50

Mídias sociais: 55% das empresas adotam política de controle, diz pesquisa

SÃO PAULO – As empresas brasileiras são as que mais fiscalizam o uso de mídias sociais no trabalho. Segundo levantamento realizado pela Manpower, 55% das empresas nacionais têm alguma política de controle para esses meios, contra 20% da média global.

As empresas do setor de Finanças são as que mais controlam o acesso dos funcionários, com 81%, seguidas das empresas do setor de Transportes (65%), de Administração Pública (65%) e de Educação (58%).

Motivo do controle

Para 77% dos entrevistados, o controle do acesso às mídias sociais evita a perda da produtividade, enquanto 32% afirmaram que ele protege informações confidenciais das empresas e 19% acreditam que protege a reputação da empresa.

“Podemos notar que as políticas para mídias sociais ainda estão focadas no gerenciamento de riscos, e não na maneira como as organizações podem aproveitar essas ferramentas em benefício dos empregados e do negócio”, declarou o diretor comercial da Manpower no Brasil, Pedro Guimarães.

Guimarães afirma ainda que a política de proibição pode ser prejudicial às empresas, pois ignora o potencial das mídias sociais, já que os empregadores podem aproveitar estas redes para fortalecer sua imagem junto aos colaboradores, atrair novos candidatos e manter os atuais motivados.

“Redes sociais são uma boa oportunidade para construir uma empresa vencedora. Elas podem ajudar a manter os colaboradores intelectualmente e emocionalmente engajados, alinhados à missão e aos valores de uma organização”, explicou Guimarães.

Dicas para o uso produtivo

Confira dicas elaboradas pela Manpower para uso produtivo das mídias sociais nas empresas:

  • Desafie os funcionários a inovar, estimulando-os a desenvolver maneiras de usar essas ferramentas para melhorar seu trabalho, como, por exemplo, o uso para gerar acessos ou atender melhor os consumidores ou clientes;
  • Fique atento aos especialistas que têm dentro da empresa, e estimule-os a ensinar o uso de mídias sociais para os colegas.
  • Preste atenção às ideias que surgem desta interação;
  • Deixe que os colaboradores assumam a tarefa. A base de qualquer rede social saudável é comprometimento dos usuários. Estimule os funcionários a ajudar no desenvolvimento e implantação da rede, promovendo confiança nos objetivos instituídos no fim do processo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host