UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 09h17

Mercado automotivo busca profissionais qualificados

SÃO PAULO – O mercado automotivo é responsável por 4,7% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e gera mais de 250 mil empregos diretos. A expectativa para este ano é que o setor continue em expansão, o que demandará mais profissionais.

“Este setor está ligado diretamente à economia do País. Como as projeções são positivas tanto para a economia quanto para o setor, haverá procura por profissionais diferenciados, já que a concorrência neste mercado é muita acirrada”, explicou o professor e coordenador de Pós-Graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Renato Borgueresi

Ele afirma ainda que faltam profissionais no mercado que saibam pensar sobre o negócio de maneira estratégica e que entendam sobre o funcionamento de toda cadeia do setor.

“Não basta encantar o cliente pelos preços. Esses profissionais, além de venderem produtos de qualidade, devem também oferecer serviços diferenciados. Precisam criar um vínculo entre a empresa e o cliente”, declarou Borgueresi.

Três habilidades

Para conquistar uma vaga neste mercado, é necessário ter três tipos de habilidades consideradas diferenciais entre os profissionais. A primeira é ter um ótimo relacionamento interpessoal. “Nesse mercado, o profissional tem de gostar de trabalhar com pessoas”, disse Borgueresi.

A segunda é ter compreensão e entendimento de toda a cadeia, desde o projeto inicial até a venda para cliente. A última é ter habilidade de cálculo para raciocinar de maneira rápida.

O professor explica ainda que é importante que o profissional tenha habilidade de argumentação, o que não é o principal. “Não adianta somente ser simpático, saber argumentar e conseguir fechar bons negócios. Estas características devem vir acompanhadas de outras habilidades”, finalizou o professor.

Qualificação

Devido à demanda por profissionais qualificados no setor, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em parceria com a ESPM, lançou neste mês um curso de MBA em gestão estratégica de negócios automotivos. Podem se increver na especialização pessoas com nível superior completo de qualquer área de formação, que já atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host