UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/02/2010 - 10h56

Até 2013, Petrobras deve admitir cerca de 8 mil profissionais

SÃO PAULO – Até o ano de 2013, a Petrobras deve admitir cerca de 8 mil novos trabalhadores e ter em seu quadro de pessoal mais de 64 mil funcionários.

Somente no próximo concurso, lançado em dezembro do ano passado e cujas inscrições foram encerradas no último dia 29 de janeiro, um total de 246.929 pessoas se inscreveram para disputar 819 vagas.

Neste processo seletivo, alguns dos cargos disponíveis são de advogado, auditor, inspetor de segurança e técnico de segurança, sendo que os salários variam de R$ 1.647,19 a R$ 5.685,07.

Jovens

Nos últimos anos, com o grande crescimento da produção de óleo e gás no Brasil e também devido às grandes descobertas de óleo e gás ocorridas recentemente, em especial na camada pré-sal da Bacia de Santos, a indústria do petróleo passou a chamar a atenção e atrair jovens, o que não ocorria antigamente.

De acordo com o gerente-geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso, antes, os jovens associavam a indústria do petróleo a um setor pouco alinhado com a modernidade, que impactava o meio ambiente e ainda envolvia atividades perigosas.

“Só começamos a atrair o interesse dos jovens de volta para a indústria do petróleo quando as práticas das empresas petrolíferas, de modo geral, se tornaram sustentáveis. Isso permitiu que os jovens começassem a olhar para essa indústria como uma alternativa de carreira”, diz.

Qualificação

Apesar do grande número de novos postos de trabalho e do interesse do trabalhador, em especial os mais jovens, segundo a CH2M, de modo geral, o setor passa por um dilema: a falta de mão-de-obra qualificada.

Para o diretor de recursos humanos para a América Latina da empresa, o setor terá dificuldades de encontrar profissionais qualificados, seja pela falta de preparo ou por uma boa parte já estar comprometida com outras organizações ou projetos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host