UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/03/2010 - 11h15

Carreiras: como procurar emprego sem prejudicar a imagem na empresa atual?

SÃO PAULO - Buscar por novos desafios e oportunidades é algo natural do ser humano. Porém, para quem já está no mercado de trabalho, a corrida por um novo emprego requer privacidade e um pouco mais de atenção.

De acordo com a gerente de planejamento de carreiras da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Melina Graf, o profissional que busca por um novo posto de trabalho deve fazê-lo da forma mais discreta possível, para não prejudicar a imagem na empresa atual.

Assim, o mais indicado é contatar o network ou cadastrar o currículo em sites especializados, que podem cuidar do sigilo dos dados do profissional. Além disso, o candidato pode selecionar as empresas que mais o interessam e enviar o currículo somente para estes locais, cuidando, contudo, para não pleitear vagas em empresas parceiras da atual, especialmente se a pessoa exerce função estratégica.

“É importantíssimo manter uma boa imagem na atual empresa, pois o mercado de trabalho é muito dinâmico e não é interessante cultivar uma imagem negativa. No mais, mesmo que o funcionário esteja descontente, é prudente não demonstrar, sendo que ele deve continuar cumprindo prontamente suas funções”, diz Melina.

E se for fazer entrevista?

No caso de ser chamado para uma entrevista, o ideal, sugere a consultora, é marcá-la para uma horário fora do expediente. Se isso não for possível, a pessoa pode utilizar o banco de horas da empresa ou mesmo falar que precisa tratar de um assunto pessoal, porém, oferecendo-se para repor as horas depois.

Por fim, alerta Melina, quem busca por uma nova oportunidade, mas não quer se prejudicar na atual empresa deve adotar as seguintes ações:

  • Não utilizar o e-mail da empresa para enviar currículo
  • Não utilizar o telefone da empresa para entrevista, bem como evitar usar o celular para este fim no horário de trabalho
  • Não acessar sites de busca de emprego no computador da empresa, mesmo porque a maior parte das empresas costuma rastrear as páginas visitadas pelos funcionários

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host